Geral

Terminal de petróleo de Teresina sofre bloqueio de manifestantes

Terminal de petróleo de Teresina sofre bloqueio de manifestantes

Diversos manifestantes de aplicativo, faz o fechamento do terminal de petróleo de Teresina. A manifestação é por causa da insatisfação pelos diversos aumentos dos combustíveis que vem gerando revolta a todos que dependem de combustível.

O movimento é articulado por diversas pessoas em grupos de whashapp, onde muitos prometem que vai para toda a rede de distribuição e abastecimento de petróleo no Piauí.

Do preço final da gasolina na bomba, menos de um terço fica com a Petrobras - a maior parcela é formada por impostos: 14% de impostos federais e, em média, 28% de ICMS, variando de acordo com o estado; 14% é o custo do etanol que é adicionado à gasolina; e 12% vão para as distribuidoras e os postos.

A formação do preço do diesel é parecida. A diferença é que Petrobras fica com quase metade do valor e os impostos são menores.

“A redução de impostos faria o preço cair, mas a variação do preço continuaria ocorrendo, a gente não teria mais estabilidade de preços por conta de redução de impostos”, disse Rafael Schiozer.